Conheça o filme Walachai

Um pedaço do Brasil desconhecido pelos próprios brasileiros

Walachai em alemão antigo significa lugar longínquo, perdido no tempo. Outros povoados de nomes singulares como Jamerthal, Batatenthal, Padre Eterno e Frankenthal, são comunidades rurais de origem alemã no Sul do Brasil, que têm uma dinâmica própria e ainda vivem distantes do mundo globalizado.

Muitos de seus habitantes nunca aprenderam a falar português, comunicam-se num dialeto alemão transmitido pelas gerações de descendentes e, no entanto, nada sabem de sua Alemanha de origem. São todos brasileiros e se identificam como tal. Walachai não é apenas um filme sobre uma comunidade alemã. É antes de tudo sobre o inusitado e raro que habita este lugar. Conecta o público do Brasil urbano contemporâneo a uma forma diferente de viver, revelando um pedaço de Brasil ainda desconhecido.

fotogramas

Temática e Origem do Filme

Com roteiro e direção de Rejane Zilles, o filme retrata a localidade de Walachai e comunidades próximas. Povoados do sul do Brasil onde descendentes de imigrantes alemães ainda falam um antigo dialeto que já se perdeu na Alemanha de origem. Localizada a 70 km de Porto Alegre, esta pequena localidade resiste à passagem do tempo, em contraste com a vida urbana, apesar da proximidade das cidades. O lugar preserva uma cultura própria, uma arquitetura e um idioma que lentamente começam a ser modificados pelas novas gerações.

A ideia de documentar a singularidade deste povoado está ligada à história pessoal da diretora do filme. Rejane Zilles nasceu nesta região e lá passou toda a sua infância. Aprendeu a falar português somente aos sete anos de idade quando ingressou na escola. Hoje, mora no Rio de Janeiro, é atriz e diretora. Ainda fala o dialeto local e mantém laços familiares na comunidade — o que lhe permitiu uma abordagem especial e única do assunto. Ao realizar este filme, Rejane trilhou um simbólico caminho de volta para o universo mágico e desconhecido do Walachai, que segue lhe impressionando, a cada imersão em seus interiores.

Walachai é um documento fílmico de resgate histórico, que induz a uma reflexão sobre as formas de vida dominantes do século XXI. Num mundo cada vez mais globalizado, onde as exigências da sociedade de consumo se impõem pelos meios de comunicação, é importante estarmos atentos para outros modos de vida possíveis. Com o passar de mais alguns anos, este modo de vida se transformará e esta memória tenderá a ser esquecida. Mas neste momento tudo está vivo, com os personagens transitando pelas ruas, relatando seus feitos e sua estranheza em relação aos avanços do mundo moderno. E esta realidade está sendo apresentada por alguém que pertence ao núcleo do povoado. O que reforça a preciosidade deste documentário.

Anúncios

Uma resposta para “Conheça o filme Walachai

  1. Sou nascido em Novo Hamburgo, mas moro em Dois Irmaos a quase 10 anos e pretendo ficar até morrer. Não podemos escolher onde nascer, mas podemos onde viver. Tenho muito orgulho de viver aqui e emociona ver a região onde vivemos ser mostrada através de sua gente de uma maneira tão bonita, pura e original. Parabéns.
    Jeferson de Dois Irmãos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s