CONHEÇA A HISTÓRIA DE WALACHAI EM LIVRO

DSCF2463 AP

A HISTÓRIA DE WALACHAI
O livro que registra a vida de um povoado
e eterniza a dedicação de um professor

Ele escreveu a mão a historia de seu povoado, num antigo caderno de capa dura e folhas pautadas, em nove anos de obstinada pesquisa. João Benno Wendling, o dedicado professor de Walachai, passou de casa em casa para colher depoimentos de seus conterrâneos, resgatou fotografias guardadas, capturou recortes não usados e documentos envelhecidos, e com sua caligrafia alinhada, pôde traçar em seu caderno as linhas de A História de Walachai, a tradicional comunidade de origem alemã situada a 70km de Porto Alegre e que ainda mantém viva tradições seculares, seja na língua, seja no dia-a-dia.

O empenho do professor João Benno Wendling rapidamente despertou tanto a admiração dos moradores de Walachai quanto o interesse da diretora Rejane Zilles, também natural da comunidade, em produzir o documentário O Livro de Walachai (2007), curta-metragem que teve ótima repercussão em festivais de cinema e na mídia. Na época ainda vivo, João Benno Wendling, sempre que convidado a participar das exibições do curta, recebia diversas homenagens, dava entrevistas, conversava em debates com estudantes universitários, e logo revelava o sonho de ver seu manuscrito um dia publicado.

post_manuscrito1

O curta-metragem virou o longa documentário Walachai (2009), e sua repercussão incentivou a diretora Rejane Zilles a seguir adiante o sonho do professor Benno na publicação do livro. A partir do manuscrito original, exemplar único guardado com todo zelo pela família Wendling, surgiu finalmente A História de Walachai, com 294 páginas em papel couché, texto fiel ao original, reproduções das fotografias colhidas pelo professor e muitas imagens ilustrativas da vida rural de Walachai.

A obra é um verdadeiro resgate que o professor Benno realizou de forma magistral, transcrevendo testemunhos orais de quem vive ali desde o início do século XX, além de lembranças e histórias dos primeiros colonizadores no século XIX. Os costumes rurais preservados também são abordados, como o trabalho na roça, a vida religiosa e social, as práticas coletivas, os casamentos entre famílias. Para inserir Walachai no contexto histórico brasileiro, são importantes os relatos dos impactos sofridos pela comunidade no período das duas grandes guerras mundiais, além dos conflitos locais de repercussão nacional, como a Guerra dos Farrapos e a Revolução Federalista.

Disponível para encomenda pelo e-mail livrowalachai@gmail.com e à venda nas Livrarias Cultura e Travessa, A História de Walachai é um documento essencial a quem deseja conhecer um Brasil ainda desconhecido, preservado, e que, como a origem do termo “walachai” propõe, “um lugar longínquo, perdido no tempo”. O livro é também leitura obrigatória para pesquisadores, historiadores, linguistas e antropólogos interessados em se aprofundar na formação cultural e miscigenada do Brasil.

O livro A História de Walachai foi realizado graças ao apoio da Prefeitura de Morro Reuter e da gráfica CORAG e teve a coordenação editorial de Rejane Zilles.

capa livro - A Historia de Walachai webA HISTÓRIA DE WALACHAI
de João Benno Wendling
Editora: Zilles Produções
Edição: 1
Idioma: Português
Ano: 2014
Especificações: Brochura | 294 páginas
ISBN: 978 85 7770 244 2
Dimensões: 230 x 175 mm

Preço sugerido: R$ 54,00

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s