LANÇAMENTO DE DVD E LIVRO SOBRE WALACHAI

post_manuscrito1

Lançamento de manuscrito do professor João Benno Wendling e do documentário em DVD da diretora Rejane Zilles ocorre na Livraria da Travessa no Leblon, dia 16, e na Livraria Cultura de Porto Alegre, dia 21 de maio.

Ele escreveu a mão a historia de seu povoado, num antigo caderno de capa dura e folhas pautadas. Ela filmou sua terra natal, inspirada neste manuscrito e levou a historia do lugar às telas de cinema. A colônia alemã Walachai, descrita por ele, o professor João Benno Wendling, e filmada por ela, a diretora Rejane Zilles, está agora no livro A História de Walachai e no DVD Walachai, que serão lançados na Livraria da Travessa do Leblon no dia 16, às 19 horas, e na Livraria Cultura de Porto Alegre, dia 21 de maio, às 19h30.

No evento, será exibido o curta metragem O Livro de Walachai, com a presença da diretora.

capas livro e dvd

O início das duas narrativas
Tudo começou quando o professor Benno, conhecido por ensinar português aos filhos dos alemães imigrantes, decidiu percorrer a vizinhança para ouvir histórias dos conterrâneos, juntando fotos, documentos e recortes antigos. Após nove anos, estaria finalizado o manuscrito A História de Walachai. Rejane Zilles, diretora de cinema, nascida e criada até os nove anos na comunidade, se interessou no empenho do professor e logo produziu o curta O Livro de Walachai (2007). Com ótima repercussão na mídia, o filme participou de mais de 30 festivais de cinema dentro e fora do Brasil. O professor deu entrevistas, recebeu homenagens, e ganhou o reconhecimento por sua tocante missão. João Benno Wendling faleceu aos 85 anos e deixou no ar seu grande sonho de ter A História de Walachai publicada em livro.

Com a boa repercussão do curta, a diretora inicia a realização do longa metragem Walachai, que se torna referência entre documentários etnográficos sobre a diversidade da cultura brasileira e as transformações da língua falada. A estreia ocorre em 2009 na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, passa pelo Festival de Gramado (2010), Festival Audiovisual Visões Periféricas (2011), é eleito melhor documentário pelo juri popular do Arraial Cine Festival (2012) e entra na programação de festivais em países como Suécia, Áustria e Alemanha, com destaque para o Madeira Micro Film Festival – Portugal (2013).

A partir do manuscrito original, cuidadosamente preservado pela família Wendling, Rejane decide coordenar a publicação de A História de Walachai. Com apoio da Prefeitura do Morro Reuter (RS) e da gráfica CORAG, o sonho do professor Benno é realizado: são 259 páginas em papel couché, imagens ilustrativas da colônia, reprodução das mesmas fotografias colhidas na pesquisa e texto fiel ao caligrafado que narra a vida dos primeiros alemães do início do século 20 passando pelos descendentes nas décadas posteriores. Há curiosidades sobre as práticas coletivas, tais como o trabalho da roça e a vida religiosa e social, além dos diferentes impactos sofridos pelos imigrantes e seus descendentes nas duas grandes guerras mundiais e durante dois fortes conflitos de abrangência local: a Guerra dos Farrapos e a Revolução Federalista.

Em alemão antigo, “walachai” significa lugar longínquo, perdido no tempo. Há 70 km da capital Porto Alegre, a cidade é, nas palavras de Rejane Zilles, “um pedaço do Brasil ainda desconhecido pelos próprios brasileiros”.

LANÇAMENTO
DVD “WALACHAI” e LIVRO “A HISTÓRIA DE WALACHAI” +
Exibição do curta “O LIVRO DE WALACHAI” +
Noite de autógrafos com Rejane Zilles

Locais:

LIVRARIA DA TRAVESSA LEBLON
Data: sexta-feira, 16 de maio
Horário: 19 horas
Shopping Leblon
Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A
Informações: (21) 3138-9600

LIVRARIA CULTURA PORTO ALEGRE
Data: quarta-feira, 21 de maio
Horário: 19h30
Bourbon Shopping Country
Av. Túlio de Rose, 80 – loja 302, Porto Alegre/RS
Informações: (51) 3028-4033

Preços:
Livro A História de Walachai: R$ 56,00
DVD Walachai: R$ 39,90
Acesse o site www.walachai.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s